Rápidas, Práticas e Inteligentes

RÁPIDAS
A Java possui um motor elétrico de 450 Watts de potência equivalente a 0,7 HP, quase 01 cavalo de força. Em questão de segundos ela dá ao ciclista a velocidade de 25 km/h. Ideal para uma retomada de pedal pesado (pedal veloz). Logo quando abrir o sinal, ou ainda para auxiliar o ciclista a vencer uma subida, a Java é uma bicicleta que "não te deixa na mão".



PRÁTICAS
Motor de 450 Watts:
A Java pode ser usada independentemente de estar com o motor elétrico ligado ou não, com baterias recarregadas ou não, ou até mesmo sem baterias. Tudo isso graças ao conjunto de aceleração livre do motor alojado fora do cubo traseiro, permanecendo com a roda traseira sempre livre. Esse sistema permite que
a bicicleta funcione sem nenhuma resistência extra, exatamente da mesma forma que uma bicicleta comum.

Mas quando ligada, uma vez que o motor é acionado pelo ciclista com o dedo polegar através do acelerador alojado no guidão, ela funcionará "adicionalmente" as pedaladas, impulsionando a pedalada convencional.

Não importando em que posição a marcha tenha sido escolhida pelo ciclista, o motor elétrico funciona como
um assistente poderoso, permitindo sempre que o ciclista se aproveite da assistência elétrica sem nenhuma dificuldade, ou dependência. Assim o ciclista poderá acionar o motor mesmo quando estiver com a bicicleta parada - para lhe ajudar no arranque - ou pedalando - para lhe ajudar na retomada de velocidade. Um dos usos mais frequentes é usar a assistência para ajudar o cilista a reduzir o esforço físico nas subidas.

O conjunto de baterias da Java possui um sistema de
fixação no rack fácil de encaixar e fácil de substituir, tornando o momento da recarga bem prático. Por exemplo, um ciclista que mora em um apartamento ou trabalha em um prédio de conjuntos comerciais, poderá deixar a bicicleta estacionada na garagem, sacar apenas o estojo e recarregá-lo na tomada disponível mais próxima.

Este sistema de rack traseiro possui um espaço duplo para o alojamento das baterias, permitindo que o ciclista adquira um estojo adicional e que uma vez encaixado no mesmo rack poderá duplicar a autonomia da pedalada.

O sistema de rack traseiro permite que o ciclista possua outros estojos a fim de manter um sendo recarregado enquanto outro está sendo utilizado na própria bicicleta.

O tempo de recarga das baterias é de 6 a 8 horas. O ideal é sempre recarregar durante a noite, ou sempre que acabar de pedalar.

 
INTELIGENTES
O "controlador" é o computador de bordo da bicicleta alojado dentro do rack traseiro. Ele serve para comandar a bike.

Quando o ciclista acelera no guião, o computador recebe o comando e dispara a informação para o motor elétrico funcionar adicionalmente as pedaladas do ciclista. Assim,
o ciclista não precisa trocar a marcha da bike para aumentar a velocidade na reta ou permanecer na mesma velocidade na subida. O motor elétrico sempre funcionará como pernas extras. Aquele "empurrãozinho" bom que todo ciclista já pensou em ter, já é possível com o uso da tecnologia embarcada nas bicicletas elétricas. O controlador é o cérebro da bicicleta elétrica.
O controlador também tem a função de permitir que o ciclista enxergue o nível de carga das baterias. Ele lê o nível e informa no visor do acelerador.

Outra função do controlador, é indicar a economia de eletricidade que o ciclista faz quando acelera em relação ao tipo de terreno. Por exemplo se o ciclista apenas acelera livremente e não pedala, ele gasta mais energia do que pedalando. Em virtude disso as luzes LED do visor indicarão mais, ou menos, gasto de energia dependendo da força imposta ao pedal.

O controlador ainda está programado para desligar a bike quando não houver aceleração por mais de 5 minutos, a fim de salvar energia caso o ciclista tenha esquecido de desligá-la. Para voltar a ligar a bicicleta, basta acionar o botão liga e desliga novamente primeiro para a função desligado e depois ligá-lo novamente, promovendo o reset do sistema.

Mais uma função do controlador é não deixar a bateria "secar". Ele sempre cortará a bateria quando estiver chegando no final da carga, a fim de prolongar sua vida útil.